Gonorreia: Sinais, Contágio e Tratamento – O Guia Completo
Gonorreia: Sinais, Contágio e Tratamento – O Guia Completo
Blog Article
A infecção gonocócica é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis mais frequentes em nível mundial, afetando milhões de pessoas a cada ano. Originada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode comprometer tanto homens quanto mulheres, e, se ignorada, pode levar a danos à saúde. Neste conteúdo, abordaremos os principais sintomas, modos de disseminação, métodos de detecção e maneiras de combate da gonorreia.
Definição da Gonorreia
Essa IST é uma doença causada por bactéria que compromete principalmente as estruturas do trato reprodutivo, abrangendo uretra, região cervical, ânus e orofaringe. Apesar de que seja facilmente tratável, a não identificação inicial pode resultar em consequências graves.
Sinais e Sintomas da Gonorreia
Os sintomas da gonorreia podem mudar conforme o indivíduo, e, em alguns casos, a pessoa pode não notar sinais. Quando presentes, os sintomas mais comuns são:
Manifestações Masculinas:
Corrimento purulento na uretra
Desconforto ao urinar
Inflamação na bolsa escrotal
Inflamação na região da uretra
Nas Mulheres:
Secreção vaginal de aspecto incomum
Ardência ao urinar
Sangramento vaginal irregular
Sensação dolorosa na penetração
Sensação de peso na pelve
Outras Manifestações:
A infecção pode comprometer a orofaringe, provocando irritação e desconforto, podendo acometer os olhos e o ânus, desencadeando corrimento e prurido.
Formas de Disseminação da Doença
A maneira mais frequente de propagação acontece durante o verifique aqui sexo sem preservativo, englobando diferentes tipos de contato íntimo. Ademais, a bactéria pode ser adquirida durante o parto, podendo causar problemas ao bebê, provocando conjuntivite neonatal.
Métodos de Diagnóstico
A detecção da doença é realizado por meio de testes clínicos, tais como:
Teste de urina: confirma se há contaminação na urina.
Exame de amostra biológica: realização de cultura bacteriana a partir de amostras biológicas.
Teste molecular: técnica altamente sensível para confirmação da doença.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?
A cura depende da administração de antibióticos, comumente utilizando ceftriaxona e azitromicina. Entretanto, devido à crescente resistência bacteriana a determinados medicamentos, torna-se essencial aderir ao protocolo médico para garantir a eliminação da bactéria.